Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, eles glorifiquem vosso Pai que está nos céus.
Histórico da Comunidade Nossa Senhora Aparecida
A Comunidade Católica Nossa Senhora Aparecida, localizada na Vila Aparecida, começou a surgir devido a contatos de caráter informal articulados por um jovem seminarista, hoje Padre Aldino Kiesel, que costumava jogar futebol com alguns moradores da vila num campo situado no Jardim Universitário.
Com as visitas que o seminarista fazia a algumas famílias, as pessoas se deram conta de que precisavam de um espaço sagrado para se reunirem como comunidade católica de oração. Tudo se passava pelo ano de 1980.
Inicialmente, um pequeno número de pessoas começou a se reunir na Escola Nossa Senhora Aparecida, onde eram realizados encontros de catequese, tendo D. Inês como primeira catequista. Tudo acontecia aos sábados pela tarde, fechando com a missa às 18 horas, presidida pelo padre da Paróquia Santa Isabel.
Depois de um tempo, diante do impasse da chave da escola às vezes não estar disponível, as pessoas passaram a se reunir em uma casa, que estava em construção. A casa fora oferecida até que fosse construída uma capela. Planejando a futura capela, as pessoas arrecadavam dinheiro por promoções, rifas beneficentes e doações dos moradores. A paróquia, vendo o empenho da comunidade, decidiu envolver-se através da Mitra, que adquiriu o terreno para a construção da capela. A comunidade formou um Conselho, ou seja, um grupo de pessoas para representá-la, coordenado pelo casal João Francisco Urbano e Luiza Martins Urbano. Padre Martinho fez uma doação de cem dólares, com os quais foram adquiridas todas as pedras para a fundação dos alicerces da capela. O restante do material foi doado pelas pessoas da comunidade.
A obra começou em 16 de março, data do lançamento da pedra fundamental, cuja madrinha foi D. Araci Gasquer, após a bênção do padre Leoclides. A inauguração se deu no dia 11 de outubro de 1987, mesmo dia do término da construção.
A Comunidade Católica Apostólica Romana, localizada na rua São Carlos, nº 434, escolheu como padroeira Nossa Senhora Aparecida, pelo fato de que a vila e escola possuem o mesmo nome.
Foi promovida uma grande festa para inauguração. Uma carreata saiu da igreja matriz Santa Isabel levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, abençoada pelo padre Leoclides, até a capela, para uma celebração específica com a presença de muitas pessoas, até de outras cidades. Na ocasião, o seminarista Aldino foi homenageado por três casais através de uma placa de mármore, doada pelos próprios festeiros, com os seguintes dizeres: “Àqueles que, de alguma forma, contribuíram para a edificação dessa capela hoje inaugurada, e ao padre Aldino, fundador da nossa comunidade, os agradecimentos dos festeiros: Adávio e Beatriz Aguilar, João e Marilane Bergue, Pedro e Oyara Urbano. 11/10/1987”.
Agora estava presente um novo ardor, uma nova vontade, um novo ânimo para fazer uma Comunidade de pessoas felizes através da fé, da oração, da prática, do espaço sagrado que tanto buscaram. O que era sonho havia se tornado realidade.
Atualmente na Capela ocorrem, todos os sábados às 18 horas, missas ou celebrações. Temos ministra da Eucaristia, catequistas e contamos com a participação de seminaristas oblatos. Dessa forma, a comunidade continua caminhando e relembrando o passado, organizando de forma ativa o presente para projetar e traçar um bom futuro, acompanhando a realidade que nos desafia como discípulos e missionários.
Veja as fotos da História da Comunidade