Glossário Católico J-L
JEJUM Abstenção total ou parcial de alimentos praticado em todas as religiões.

JESUS CRISTO
Nesse nome de Jesus, expressa-se a sua dupla natureza: a humana, referente ao homem nascido em Belém, na Judéia, Palestina, e que foi morto em Jerusalém por volta do ano 30. E a divina, do Messias- Salvador, Filho de Deus. Invoca-se Jesus Cristo por diversos nomes: Salvador, Redentor, Filho de Deus, Senhor, Messias, entre outros. Há diversas fontes históricas que comprovam a existência do Jesus histórico, são poucos os que duvidam de sua existência, mas as controvérsias giram em torno das interpretações do significado de sua existência.

JUBILEU
Entre os judeus, é o ano dedicado a Deus e ao repouso e que, segundo o Antigo Testamento, acontecia a cada cinqüenta anos. Nessa ocasião, entre outras coisas, os escravos israelitas readquiriam a liberdade e o patrimônio fundiário que tinha sido vendido retornava à família. Para os católicos, é o ano (também chamado ano santo) durante o qual goza de especiais indulgências e de privilégios espirituais todo aquele que cumprir determinadas práticas de piedade, entre as quais a viagem a Roma e a visita às quatro grandes basílicas da cristandade (São João de Latrão, São Pedro no Vaticano, Santa Maria Maior, São Paulo "fuori le Mura").

JUDEU CRISTÃO
Judeu convertido ao cristianismo.

JUÍZO
Julgamento de cada homem por Deus que acontecerá na sua morte ou no fim do mundo.

LADAINHA Oração formada de uma série de invocações.

LAICO
O mesmo que leigo.

LATRÃO
Era uma propriedade romana da família dos Laterani. No início do séc. IV, a esposa do imperador Constantino, Fausta, era a detentora desse patrimônio e foi ela quem o doou à Igreja. No lugar do palácio, foi construída uma basílica, que se tornou a Catedral de Roma. Ainda no início do séc. IV, o local se tornou residência dos papas, após uma reunião do concílio da Igreja para condenar a doutrina dos donatistas. O latrão é um local importante para a história da Igreja, e é cenário dos Concílios Ecumênicos do Ocidente.

LAPSI Cristão que renegou a fé durante as perseguições.

LEIGO
Religioso não sacerdote que desempenha algumas funções dentro de um convento.

LITURGIA
Ordem e forma consagrada para a celebração das cerimônias e preces de que se compõe o serviço divino, como se encontra determinado no ritual eclesiástico. É a forma pela qual se celebra um determinado rito. Culto oficial prestado a Deus.