Glossário Católico V-W-X
V
VIA-SACRA Segundo a tradição cristã, a Via-sacra é o caminho percorrido por Jesus, ao carregar a cruz do pretório, onde foi condenado, até o alto do Calvário, onde foi crucificado. Já pouco depois de sua morte, os primeiros cristãos e muitos peregrinos refaziam, como penitência, o caminho de Jesus, passando pelos mesmos lugares por que Ele passara. Todavia, como não era possível que todos os cristãos fossem à Terra Santa, difundiu-se o costume, depois das Cruzadas, de reviver idealmente o caminho do Calvário, por intermédio do percurso de determinados trajetos ao longo dos quais eram postas reproduções dos principais momentos da paixão de Cristo. Esse costume, introduzido primeiro na Espanha, propagou-se depois pela Europa por mérito dos franciscanos menores, e essas representações passaram a se chamar estações. Seu número e ordem a princípio não era fixo. No fim do século XVII, estabeleceu-se que seriam 14 estações, tanto na Via-sacra de Jerusalém como na dos outros lugares (de modo especial devem ser lembradas a Via-sacra do Coliseu, em Roma, erigida em 1750, a do Sacro Monte de Varese, a de Varallo etc.).

VIGÍLIA
Uma vigília de orações é uma noite (ou boa parte dela) passada em oração, na expectativa de um evento excepcional. De modo especial, celebra-se a vigília de Páscoa entre a noite de Sábado santo e o Domingo de Páscoa.

VINHO
O vinho simboliza, em diversas religiões, a refeição que alegra o coração do homem. Para os cristãos, o vinho faz parte de liturgia por ter sido usado na Santa Ceia. Toda a tradição cristã viu no vinho uma ligação com o Espírito Santo. O mesmo se vê em outras tradições, que dizem ser a embriagues uma forma de acesso ao mundo dos deuses. Na liturgia cristã, o vinho é usado na celebração da missa, misturado com um pouco de água, pois segundo os orientais, o vinho simboliza a natureza divina, e a água, a natureza humana de Jesus Cristo.

VIRGINDADE
O Cristianismo sempre cultivou o ideal da virgindade que é considerada santa quando se busca Deus como fonte de amor.

VOCAÇÃO
Apelo de Deus convidando alguém a ir até Ele ou sentimento interior onde uma pessoa se sente chamada à vida religiosa.