A cada ano, no mês de agosto, refletimos semanalmente sobre uma vocação específica.

Deus chama você para uma missão!

Conheça quais são as vocações específicas que celebramos neste mês

No Primeiro domingo celebramos a Vocação ao Ministério Ordenado, são eles os bispos, os padres e os diáconos. Pessoas que se inspiram na pessoa e missão de Jesus Cristo para levar adiante a Boa Nova do Reino de Deus. Através da pregação, serviço da caridade, administração dos sacramentos e pastoreio do rebanho a eles confiados pela Igreja, os ministros ordenados atualizam o mistério da salvação, o projeto de Vida Plena, querido por Deus para toda a humanidade.

No Segundo domingo celebramos a Vocação à vida Matrimonial. O Matrimônio, instituído como um dos sacramentos na nossa Igreja, expressa o jeito cristão de viver em família. Sua missão é a manifestação do Deus todo amoroso que nos convida a vivermos em comunhão, sentimento expressado na fecundidade e na procriação dos Filhos. É na família que se transmite, se vive e se exercita a fé cristã. Neste domingo recordamos também o dia dos Pais e rezamos pela missão confiada a eles.

No terceiro domingo, celebramos a festa da Assunção de Nossa Senhora, e juntamente com a Mãe de Jesus, lembramos e rezamos com a Vida Religiosa Consagrada e Institutos Seculares.

Com a expressão Vida Religiosa Consagrada nos referimos a certos cristãos – homens e mulheres – que vivem uma forma especial de seguimento a Jesus Cristo. Professam os Conselhos Evangélicos: Pobreza, Obediência e Castidade. Vivem em comunidade. Cultivam a oração. Meditam a Palavra de Deus. E participam na missão evangelizadora da Igreja, com especial atenção aos que foram os preteridos/as de Jesus; pobres, enfermos, mulheres, crianças... Os que abraçam essa forma de vida, não casam, vivem pobremente, e obedecem a regra e constituições próprias do Instituto a que pertencem.

A vocação dos Institutos Seculares é especial consagração vivida de maneira secular e vida plenamente secular e consagrada. Os membros dos Institutos Seculares encontram no exercício profissional, o meio de sobrevivência e o espaço de missão e de testemunho do Reino: consagram a secularidade! Vivem os conselhos evangélicos a partir de dentro do mundo: a consagração é secular! O Papa Paulo VI (26/09/70), assim os define: “Pertenceis à Igreja a título especial, o vosso título de seculares consagrados”.

Em nossa Paróquia Santa Isabel, temos duas Congregações Religiosas: Os Padres Oblatos de São Francisco de Sales, as Irmãs da Divina Providência, que neste ano celebram o jubileu de fundação – 175 anos e o Instituto Secular de São Francisco de Sales.

No quarto domingo lembramos a Vocação do leigo. A sua dignidade e missão está fundamentada no Batismo e sua missão está em procurar o Reino de Deus no meio do mundo. Eles são homens e mulheres que desenvolvem diversos ministérios pastorais na Igreja como a catequese, a formação, o serviço social e da caridade, testemunho missionário em lugares afastados, entre outros.

Como Maria digamos: “Eis-me aqui, faça-se.” (cf. Lc 1,38) e nos tornemos discípulos e missionários do Senhor da Messe.
Rezemos pelas vocações!
Cante o hino vocacional 2017. Assista ao vídeo abaixo.

Fones 51 3493.1882
Av. Liberdade - Santa Isabel - Viamão - RS - Brasil