História da Paróquia

5 décadas de uma linda história
Em 1955, foi inaugurado o Loteamento da Vila Santa Isabel. As primeiras famílias que aqui chegaram, atraídos pela Metalúrgica Heraud e outras promessas eram de origem italiana, alemã, francesa e lusa. Essa população sentia a necessidade de ter um lugar que pudesse se reunir, nos fins de semana, para rezar e celebrar a Eucaristia. Em meio a esta situação, tiveram a idéia de construir uma capelinha de madeira, num terreno doado para esse fim.
Hoje neste local existe a escola Walt Disney, que faz parte da Vila Medianeira.
Ali os moradores se reuniam para suas rezas com assistência do padre da Paróquia N. Sra. De Fátima, de Viamopólis e dos padres do Seminário Maior de Viamão.
Em janeiro de 1960, chega da Holanda o Pe. Guilherme Spann, OSFS para dar atendimento religioso e social e social aos moradores do novo bairro e preparar a criação da nova paróquia e sondar a possibilidade de abrir aqui uma Casa de Formação dos OSFS.
Em novembro de 1959 uma forte tempestade de eventos e granizo destruiu completamente a capelinha da Medianeira (no Walt Disney), para o desalento de todos os moradores. Recolhendo as madeiras que restaram, a mesma foi reconstruídas, mas em tamanho menor.
A chegada de Pe. Guilherme trouxe aos moradores muitas esperanças. Os moradores junto com o padre se reuniram e decidiram mudar o local da futura sede da Paróquia para a avenida, já que ali iniciava maior concentração dos moradores.

Com autorização do Arcebispo D. Vicente Scherer a capelinha da Medianeira, em 1962, foi doada para iniciar a nova Comunidade de Sto Agostinho, na Vila Augusta.
O novo templo da Comunidade Católica de Santa Isabel iniciou com a compra dos terrenos pela comunidade, os quais, foram adquiridos com muito sacrifício.

Uns terrenos foram adquiridos pela Paróquia Sto. Antonio, do Pão dos pobres, de Porto Alegre e outros dois terrenos foram doados pela Imobiliária Diamantina.
Escolheram como nome Santa Isabel da Hungria para nova Capela(galpão) construído provisoriamente, em 1961. Para inaugurar a Capela Santa Isabel fizeram, no dia de Corpus Chisti, uma procissão com o Santíssimo Sacramento, em caminhão aberto, da Vila Medianeira, local da 1º capelinha até a nova capela Santa Isabel.

O nome santa Isabel, se deve ao loteamento ser chamado de Santa Isabel e terem recebido do dono da empresa de ônibus da vila, a imagem de Santa Isabel da Hungria.
A Vila crescia muito e tudo indicava ter grande futuro. O sonho de ser aqui uma nova Paróquia não estava longe. Já tinha o Pe. Guilherme, que nos primeiros seis meses morava no Seminário de Viamão e vinha até a Vila de lambreta e depois adquiriu uma casa de madeira na Rua Maranhão, hoje Rua Pe. Guilherme.

O Cardeal Dom Vicente Scherer, em 23 de fevereiro de 1960, criou a nova Paróquia Santa Isabel, desmembrada da Paróquia N. Sra. de Fátima de Viamópolis.
A nova Paróquia, desde o inicio, foi confiá-la aos cuidados da Congregação dos Oblatos de São Francisco de Sales, do qual o Pe. Guilherme Spann, OSFS foi o seu primeiro Pároco e logo depois auxiliado por Pe. Martinho Stokman, OSFS, também vindo da Holanda.
Em 1962, iniciou a construção do templo que temos hoje com o nome de Santa Isabel. No inicio, a construção foi feita em grande parte em forma de mutirão, com festejos populares e doações de amigos e benfeitores, em especial do exterior (Holanda).

A igreja Católica celebra no dia 17 de novembro, a festa litúrgica de Santa Isabel da Hungria, nossa padroeira.
Em 1969 foi inaugurada a casa de Formação dos Oblatos de Sales em Santa Isabel, local onde ficam os jovens que se prepararam para serem religiosos e sacerdotes.
Em 1963 foi constituída a entidade Assistência Social Santa Isabel (ASSI) e em 1964 inicia a escola Paroquial Santa Isabel, em 1993 foi feito o contrato de comodato com Prefeito Municipal Viamão.

Fones 51 3493.1882
Av. Liberdade - Santa Isabel - Viamão - RS - Brasil